sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ação Missionária Ano 01/ Nº. 06 – Agosto/ 2011

Oi pessoal,
segue abaixo uma contribuição para a preparação do mês de Agosto

Leka Paim


Agosto
Mês vocacional

“Nossa vocação é a de acreditarmos, de verdade, que somos amados e destinados a encontrar a felicidade na comunhão com Deus e entre nós.”
Dom Luciano Mendes de Almeida

A) Entendendo o que é vocação

Vocação a vida é a vocação humana. O chamado a ser pessoa e assim participar da vida.
Vocação especifica é o lugar para onde Deus nos chama na sua Igreja e o modo como Ele nos quer atuando.
Vocação Cristã: Vocação ao Batismo, ao seguimento de Jesus. Devemos viver nosso batismo como chamamento de Deus, como membros ativos da comunidade e como testemunhas do Reino.
Vocação à vida religiosa: é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo (frei ou irmã/irmão).
Vocação leiga: tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. Ela ocupa um lugar central na Igreja, define a igreja para o mundo. Esta vocação pode se dar no matrimônio ou como solteiro(a), consagrado(a) ou não, trabalhando na comunidade.
Vocação sacerdotal: Um mistério de amor entre Deus que, por amor, chama ao homem que, também por amor, lhe responde livremente (Diáconos, padres ou bispos).
Vocação missionária: é de grande valor e necessidade na Igreja, sobretudo nos dias de hoje, quando cerca de 80% da população mundial ainda não recebeu o primeiro anúncio do Evangelho, ainda não sabe quem é Jesus e o que Ele significa para a humanidade.

B) Celebração

O Sonho de Deus
1. Oração inicial e acolhida

Animador: Estamos iniciando uma caminhada importante em nossa comunidade: a reflexão sobre nossa responsabilidade vocacional. Todos nós, desde o ventre materno fomos sonhados e escolhidos por Deus para viver uma vida em plenitude. Sejam bem-vindos e iniciemos o nosso encontro de oração invocando a Santíssima Trindade:
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. (poderá ser cantado)
Animador: Que a graça de Deus que é nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, seu amado Filho e a força renovadora do Espírito Santo estejam com todos.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Bendito seja Deus que nos quer irmãos e, também, que nos realizemos plenamente com pessoas.
(Canto de Animação)

2. Momento penitencial

Animador: Pedir perdão a Deus é reconhecer que somos falhos e que nem sempre cumprimos com nossos compromissos cristãos. Vamos agora expressar nosso pedido de arrependimento.
(usar de criatividade para o ato penitencial: poderá ser utilizado um canto; pedidos espontâneos de perdão; no final deste subsídio existem sugestões de algumas dinâmicas penitenciais. Lembre-se, prepare com cuidado)
3. Hino de louvor
(incentivar o grupo para o momento de louvor: os que se seguem abaixo e outros espontâneos)
Animador: Louvemos e glorifiquemos o nosso Deus por todos os benefícios que Ele nos concedeu:
Leitor 1: Por ter criado todas as coisas. As da terra e as do céu!
Todos: Nós te glorificamos Senhor!
Leitor 2: Por nos ter sonhado desde o ventre materno. E por nunca nos ter abandonado!
Todos: Nós te glorificamos Senhor!
Leitor 1: Por sermos escolhidos e eleitos. Amados e queridos pelo Pai!
Todos: Nós te glorificamos Senhor!
(motivos de louvores espontâneos)

4. A Palavra de Deus

Animador: Jesus mostra que sua mensagem é incompatível com qualquer instituição opressora e que sua missão é conduzir para fora da influência dela os que acreditam, afim de formar uma comunidade que possa ter vida plena e liberdade. Jesus é modelo de Pastor, quem se comprometer com ele, libertar-se-á da opressão.
Canto de aclamação da Palavra de Deus (enquanto se canta, o animador poderá orientar uma dinâmica para que todos demonstrem seu amor à Bíblia: passá-la de mão a mão; levantá-la para que todos possam vê-la; fazer com que todos a beijem; incentivar para que todos tragam suas bíblias e a levantem nesse momento… ou usar de outra criatividade própria do lugar)
Leitor 1: Proclama o texto de Jo 10,1- 11

5. Motivação e partilha

Animador: O sonho de Deus é um mundo cada vez mais humanizado de homens e mulheres vivendo plenamente suas vidas
Leitor 1: O sonho de Deus é que cada pessoa descubra e viva sua vocação.
Leitor 2: Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
Animador: É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem
Leitor 1: Vocação é Dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção e Reino de Deus.
Leitor 2: Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus para uma missão específica.
Animador: Muitas vezes, em nossas comunidades as pessoas não têm consciência de que são chamadas.
Leitor 1: Acabam vivendo à margem da comunidade e não encontram o sentido de suas vidas.
Leitor 2: A grande missão da Igreja é ajudar as pessoas encontrarem o seu lugar.
Todos: O grande sonho de Deus é a vida plena para as pessoas.

Canto de Animação - o animador motiva o grupo para um momento de partilha – aprofundar o texto que foi lido ou debater sobre as seguintes questões: Na sua opinião, qual é o sonho de Deus para as pessoas? O que você entendeu sobre o texto o Evangelho? O que significa vida plena? Canto de animação

6. Momento de oração

Animador: Peçamos por todos os sacerdotes, religiosos e leigos que sem medo deixaram tudo e se lançaram à missão de Evangelizar povos.
Todos: Senhor, dai-nos a graça de termos sempre missionários dispostos a assumir os desafios de Evangelizar.
Leitor 1: Pelos Missionários, que estão Além-Fronteiras, para que vencendo as dificuldades consigam realizar o projeto que Deus lhes confiou.
Leitor 2: Que o Espírito Santo de Deus, desperte em nós o verdadeiro espírito missionário. Rezemos
Leitor 3: Para que nossa comunidade desperte o dom da missionariedade. Rezemos.
Leitor 4: Pelas vezes que não fomos cultivadores das vocações missionárias. Deixando de rezar pelos nossos missionários.
Leitor 5: Pela capacidade dos missionários em inculturar-se, dialogar e escutar seu povo.

Intenções livres
(Concluir com a oração do Pai-Nosso; Glória ao Pai; ou outra oração própria para o momento).

Canto de animação

7 - Gesto concreto
Nossa comunidade está refletindo suficientemente sobre as vocações? Quais são os passos concretos que poderemos dar? Quem é que vai acompanhar a Pastoral Vocacional em nossa comunidade?

8 – Oração final
O Animador motiva a comunidade para rezar uma Oração Vocacional

Chamados para o amor: vocação fundamental
1. Oração inicial e acolhida
Animador: Sejam todos bem-vindos para este encontro de oração e de reflexão vocacional. Quando falamos em vocação nos recordamos do grande amor que Deus tem para com seus filhos. Somos dádivas (presentes) de sua infinita bondade. Hoje vamos refletir sobre a vocação que é o fundamento de nossas vidas: o amor, a doação, a realização plena de nossa capacidades. Coloquemo-nos numa atitude de abertura e de acolhimento de sua graça e junto digamos:
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Animador: Que a graça de Deus que é nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, seu amado Filho e a força renovadora do Espírito Santo estejam com todos.
Todos: Bendito seja Deus que deseja que todos sejamos felizes e que não existam pessoas sem sentido da vida.

Canto de Animação

2. Momento penitencial
Animador: Queremos pedir perdão a Deus por nossas fraquezas e pelas vezes que não somos fiéis aos seus apelos. Fomos criados para o amor, para a realização, mas por causa das nossas fraquezas, acabamos comprometendo o projeto divino. Por isso, peçamos perdão.
Animador: (após o ato penitencial) Que Deus todo-poderoso perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna.
Todos: Amém. Obrigado Senhor pela sua infinita misericórdia!

3. Hino de louvor: (O Animador motiva o grupo para cantar um hino de louvor)

4. A palavra de Deus

Animador: Paulo escreve um hino de louvor em resposta do homem ao Deus Pai, fonte de toda ação criadora e salvadora, que se apresenta através de seu Filho Jesus Cristo.
Canto de aclamação da Palavra de Deus (enquanto se canta, o animador poderá orientar uma dinâmica para que todos demonstrem seu amor à Bíblia: passá-la de mão-a-mão; levantá-la para que todos possam vê-la; fazer com que todos a beijem; incentivar para que todos tragam suas bíblias e a levantem nesse momento… ou usar de outra criatividade própria do lugar)
Leitor 1: Proclama o texto de Ef 1, 3-14

5. Motivação e partilha

Animador: Para compreendermos em profundidade o significado da vocação, precisamos fazer a distinção entre: Vocação Fundamental e Vocação específica;
Leitor 1: Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa à vida, a ser Filho de Deus, a ser cristão, a ser Igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos parte do Reino de Deus.
Leitor 2: Pela revelação sabemos que todos os homens foram chamados por Deus à santidade (Gn 1,26; 2,7; 1Pe 1, 15-16). É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. Todas as vocações específicas derivam desta vocação fundamental.
Todos: Pelo Batismo todos fomos chamados a viver a santidade.
Leitor 1: A Pastoral Vocacional deveria ser a Pastoral da Vocação Fundamental, sob a qual é possível descobrir a Vocação específica.
Leitor 2: A Vocação Fundamental é o chamado à existência. Ato da suprema bondade divina. Chamado que todo homem e mulher recebeu para realizar plenamente a potencialidade que lhe é inerente.
Leitor 1: A origem da Vocação Fundamental cristã está em Jesus Cristo e em sua palavra.
Todos: É um projeto de vida inaugurado por Cristo.
Leitor 1: O efeito é acordar a pessoa, ressuscitá-la, dar-lhe nova vida e em plenitude.
Leitor 2: A finalidade é um novo conhecimento. Um conhecimento ativo da verdade; um novo estado de vida; um chamado à existência cristã (“Eu era cego mas agora vejo a luz” Jo 9,25).
Todos: Consiste na comunhão com Cristo e numa atuação profética no mundo, no meio das tribulações.

Animador: A vocação fundamental é o chamado para amar plenamente.
Canto de animação (o animador motiva um momento de partilha a partir das questões abaixo)

a) Por que Deus escolheu Jeremias?
b) O que significa chamado a viver a santidade?
c) Por que muitas pessoas não se questionam quanto à sua vocação?

Canto de animação

6 – Momento de oração
Animador: Apresentemos, agora, espontaneamente, nossos pedidos a Deus.
(Concluir com a oração do Pai-Nosso; Glória ao Pai; ou outra oração própria para o momento. Lembramos que poderá ser rezada uma dezena do terço).

Canto de animação

7- Gesto concreto

a) Para que tenhamos mais vocações na Igreja, deveremos ter um processo de evangelização bem intensificado. Como é que está a catequese em nossa comunidade?
b) Ela está ajudando as crianças e adolescentes a se encontrarem com Jesus Cristo?
c) Como poderemos tornar nossa catequese mais dinâmica?

Canto de animação

8 – Oração final: O animador motiva o grupo a rezar a Oração final

Canto Final

Como despertar uma comunidade para a dimensão vocacional
1. Oração inicial e acolhida

Animador:
sejam bem-vindos para mais este momento de celebração e de oração. O objetivo central deste encontro é despertar a comunidade para que assuma uma cultura vocacional, isto é, para que suma uma nova maneira de compreender a vocação e descubra como poderá colaborar para o surgimento de novos vocacionados. Sabemos que Deus nunca abandona a sua Igreja. Ele continua sempre chamando, mas precisa de nossa colaboração. Por isso rezemos:
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Animador: Que a graça de Deus que é nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, seu amado Filho e a força renovadora do Espírito Santo estejam com todos.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
(Canto de Animação)

2. Momento penitencial
Animador: Perdão Senhor, por nem sempre assumirmos nosso compromisso vocacional. Por não incentivarmos nossos jovens e adolescentes. Por muitas vezes cruzarmos os braços e não apoiarmos as vocações. Reconheçamo-nos pecadores e peçamos perdão de forma espontânea.
Animador: (após o ato penitencial) Que Deus todo-poderoso perdoe nossos pecados e o que atormenta e nossos corações, para que juntos possamos dizer:
Todos: Obrigado Senhor pela sua infinita misericórdia!

3. Hino de louvor
Vamos agradecer ao Senhor, por ser tão bom conosco... Por estar sempre nos dando possibilidades de estar junto dele. Entoemos um canto de louvor a ele.

4. A Palavra de Deus
Animador: O alicerce e raiz do amor têm como finalidade conservar a unidade do corpo de Cristo. Unidade não significa uniformização, pois Deus concede dons diferentes a cada pessoa. Essa unidade dá coesão à comunidade para que ela não seja dominada por uma doutrina que possa destruir.
Canto de aclamação da Palavra de Deus (enquanto se canta, o animador poderá orientar uma dinâmica para que todos demonstrem seu amor à Bíblia: passá-la de mão a mão; levantá-la para que todos possam vê-la; fazer com que todos a beijem; incentivar para que todos tragam suas bíblias e a levantem nesse momento… ou usar de outra criatividade própria do lugar)
Leitor 1: Proclama o texto de Ef 4, 1-16

5. Motivação e partilha

Animador: Vejamos o que nossa comunidade poderá fazer para despertar vocações:
Leitor 1: O lugar privilegiado para a motivação vocacional é a Liturgia. Uma celebração bem preparada e vivida torna-se fonte fecunda de novas vocações. A equipe litúrgica do dia deve preparar as celebrações com muito carinho, pois pode ser o meio que o Senhor utilizará para chamar novos pescadores de homens e mulheres.
Animador: Outro espaço muito importante é a catequese. É através dela que as crianças, adolescentes, jovens e adultos se encontram com Jesus Cristo e aprofundam a sua fé. Os catequistas devem ter uma grande atenção vocacional, pois são os primeiros animadores vocacionais.
Leitor 1: Para que isto aconteça é importante que os catequistas se preparem muito bem e, prepararem cada encontro com amor.
Todos: Que as catequistas descubram a beleza de seu ser CATEQUISTA.
Animador: O trabalho com os Adolescentes e Jovens é fundamental para termos mais vocações em nossas comunidades. Dentro da opção pelos jovens, propõe Puebla:
Leitor 1: “Uma pastoral da Juventude que leve em conta a realidade social de nosso continente, atenda ao aprofundamento da fé para comunhão com Deus e os homens; oriente a opção vocacional aos jovens; ofereça-lhes elementos para se converterem em fatores de participação ativa na Igreja e na transformação da sociedade”. (Puebla 1187).
Todos: Que os jovens se tornem evangelizadores de outros jovens.
Animador: Não podemos esquecer o trabalho junto às famílias – a Pastoral Vocacional junto com a Pastoral familiar devem dar atenção especial à família, lugar de nascimento de todas as vocações. A Pastoral Vocacional e Familiar deve caminhar unida na busca de caminhos novos que ofereçam às crianças, adolescentes e jovens, reais oportunidades vocacionais.
Todos: As famílias são o berço das vocações!
Leitor 1: A responsabilidade vocacional é de todos. Nossa Comunidade tem uma grande missão, despertar vocações. O Papa João Paulo II nos propõe quatro condições para a fecundidade vocacional da comunidade: “ser comunidade viva; ser comunidade orante, ser comunidade que chama, ser comunidade missionária”.
Todos: Nossa comunidade tem o dever de despertar vocações.

Canto de animação

O animador motiva o grupo para o momento de partilha baseando-se nas questões abaixo:
a) O que nós entendemos do texto lido?
b) Qual é a mensagem central do texto bíblico da carta aos Efésios?
c) Que outras sugestões poderemos citar para ajudar no despertar vocacional da comunidade?

Oração final: O animador motiva o grupo a rezar a Oração final
Canto Final

C) Mensagem

1. SEMENTES

Duas sementes descansam lado a lado no solo fértil da primavera. A primeira semente disse: Eu quero crescer! Quero enviar minhas raízes às profundezas do solo e fazer meus brotos rasgarem a superfície da terra... Quero abrir meus botões como bandeiras anunciando a chegada da primavera... Quero sentir o calor do sol em meu rosto e a benção do orvalho da manhã em minhas pétalas!
E assim ela cresceu.
A segunda semente disse: Tenho medo. Se eu enviar minhas raízes as profundezas, não sei o que encontrarei na escuridão. Se rasgar a superfície dura, posso danificar meus brotos... e se eu deixar que meus botões se abram e um caracol tentar comê-los? E se abrir minhas flores e uma criança me arrancar do chão? Não é muito melhor esperar até que eu me sinta segura?
E assim ela esperou.
Uma galinha ciscando no solo da primavera recente, a procura de comida, encontrou e rapidamente comeu a semente a espera de segurança. Os que se recusam a correr riscos e crescer são engolidos pela vida.

2. A LIÇÃO DA BORBOLETA

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia mais.
Então o homem decidiu ajudar a borboleta. Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo.
Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário da borboleta para passar através da pequena abertura, era o modo com que Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, Ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos voar.

Eu pedi FORÇA... e Deus me deu DIFICULDADES para me fazer forte.
Eu pedi SABEDORIA... e Deus me deu PROBLEMAS para resolver.
Eu pedi PROSPERIDADE... e Deus me deu CÉREBRO e MÚSCULOS para trabalhar.
Eu pedi CORAGEM... e Deus me deu PERIGO para superar.
Eu pedi AMOR... e Deus me deu PESSOAS COM PROBLEMAS para ajudar.
Eu pedi FAVORES... e Deus me deu OPORTUNIDADES.
Eu não recebi nada do que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava.

3. PARE E PENSE NISSO! ELE PENSOU EM VOCÊ.

1. Quando Deus criou o Universo, luz, água, seres vivos..., dando forma à matéria, vendo que tudo era muito bom, Ele pensou em você a continuar da Obra da Criação...
2. Quando criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, Ele pensou em você, convidando-lhe a viver em plenitude, crescendo em idade, sabedoria e graça...
3. Quando conduziu seu povo pelo deserto, levando-o à páscoa da libertação, Ele pensou em você, em todas as suas lutas e sofrimentos para poder tornar-se livre dos ídolos que lhe querem escravizar...
4. Quando convocou e enviou profetas, para denunciar e anunciar em seu nome, Ele pensou em você, deixando-lhe a proposta-testemunho de ser sua palavra, sua presença e seu grito, frente às injustiças contra os mais pequeninos...
5. Quando convidou a jovem Maria para ser a mãe de Jesus Cristo, Ele pensou em você, que tantas vezes responde sim aos convites do mundo, deixando de ouvir e realizar o que Ele nos diz...
6. Quando se fez homem, em JESUS CRISTO, Ele pensou em você, na sua necessidade de contemplar o testemunho de alguém que, por amor aos seus, é capaz de dar a própria vida...
7. Quando ressuscitou, Ele pensou em você, na força que a vida nova é capaz de transmitir, na certeza que você agora tem, apesar das contradições do mundo...
8. Quando enviou o seu Espírito, Ele pensou em você, na multiplicidade de seus dons, na presença constante em sua vida, na consciência de que tudo é possível n’Aquele que nos fortalece...
9. Quando inspirou São Marcelino Champagnat, Ele pensou em você, para tornar Maria conhecida e amada como caminho que leva a Jesus, conduzindo a Deus Pai, como pessoa cristã, consciente e autêntica, chamada a construir uma nova sociedade, a civilização do amor.
10. JOVEM, você é pessoa vocacionada. Seja alegre, assumindo compromisso com a paz, a justiça e a solidariedade. Participe da vida e da missão de Cristo, sempre na certeza de que Ele continua pensando em você.

ESCOLHA VIDA!

Autor: Adaptação Ciso

D) Orações Vocacionais

ORAÇÃO 1

Senhor Jesus, que nos ensinastes a pedir ao Pai que mande operários para vossa vinha, fazei que tenhamos sempre famílias e comunidades verdadeiramente cristãs, berço de vocações.
Despertai em nossos jovens, Senhor, o ideal de seguir a Cristo, a vontade firme de dedicar-se ao vosso serviço, para continuarem vossa missão, junto ao povo de Deus.
Suscitai entre nós, Senhor, sacerdotes, religiosos e religiosas que na inspiração da Eucaristia e da Virgem Maria realizem o projeto missionário do Reino.
Fortalecei, Senhor, a vontade dos escolhidos, para que sejam atentos em escutar a vossa voz e sigam, corajosos, as inspirações do vosso Espírito.
Dai perseverança e coragem a todos os chamados para a missão: leigos, bispos, padres e religiosos, para que desempenhem com amor e fidelidade o seu ministério na Igreja.
Ó Mãe da Eucaristia, intercedei por nós. Abençoai todos os que foram escolhidos para o serviço do Reino.
Amém.

ORAÇÃO 2

Senhor da messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "vem e segue-me". Derrama sobre nós o teu Espírito. Que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos Bispos, Padres e Ministros.
Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

ORAÇÃO 3 (João Paulo II – Jornada Mundial pelas Vocações)

Senhor, vós quisestes salvar os homens e as mulheres e fundastes a Igreja como comunhão de irmãos, reunidos no vosso amor. Continuai a passar no meio de nós e a chamar aqueles que escolhestes para serem a voz do vosso Espírito Santo, fermento de uma sociedade mais justa e fraterna.
Concedei-nos do Pai celeste os guias espirituais que as nossas comunidades precisam: verdadeiros sacerdotes do Deus vivo que, iluminados pela vossa Palavra, saibam falar de Vós e ensinar a falar convosco.
Fazei crescer a vossa Igreja mediante um florescimento de consagrados que vos entreguem tudo, para que vós possais salvar a todos.
As nossas comunidades celebrem no canto e no louvor a Eucaristia, como ação de graças à vossa glória e bondade, e saibam ir pelos caminhos do mundo para comunicar a alegria e a Paz, dons preciosos da vossa salvação.
Senhor, dirigi o vosso olhar para toda a humanidade e manifestai vossa misericórdia aos homens e às mulheres que na oração e na retidão de vida vos procuram sem vos terem ainda encontrado: mostrai-vos a eles como o caminho que conduz ao Pai, a verdade que nos torna livres e a vida que não tem fim.
Concedei-nos, Senhor, viver na vossa Igreja em espírito de serviço fiel e de oferta total, para que o nosso testemunho seja acreditável e fecundo. – Amém.

ORAÇÃO 4

Maria, humilde serva do Altíssimo, o Filho que geraste, tornou-te serva da humanidade. A tua vida foi serviço humilde e generoso. Foste serva da Palavra quando o Anjo te anunciou o projeto divino da salvação.
Foste serva do Filho, dando-lhe a vida e permanecendo aberta ao seu mistério. Foste serva da Igreja no dia de Pentecostes e com tua intercessão continuas a gerá-la em cada crente, também nestes nossos tempos difíceis e angustiosos.
A ti, jovem filha de Israel, que conheceste a inquietação do coração juvenil diante da proposta do Eterno, olha com confiança os jovens do terceiro milênio. Torna-os capazes de acolher o convite de teu Filho para fazer da vida um dom total para a glória de Deus. Fá-los compreender que o servir a Deus sacia o coração, e que só no serviço de Deus e do seu Reino, realizam-se segundo o divino projeto, e a vida se transforma num hino de gloria à Santíssima Trindade.
Amém.

ORAÇÃO 5 (Oração para o Ano Vocacional – 2003)

Ó Trindade Amada, Pai, Filho e Espírito Santo, vós chamais os homens e as mulheres para serem santos e santas, no amor.
Fazei brotar em nossas comunidades aquela variedade de vocações, de serviços e de ministérios, segundo a riqueza da graça recebida no batismo.
Que a vossa Igreja, Povo de Deus, Assembléia dos chamados, seja fiel à sua vocação. Animai os jovens vocacionados e vocacionadas.
Dai aos cristãos leigos e leigas, coragem, audácia e firmeza, para que, no cotidiano da vida, construam a justiça, a solidariedade e a paz.
Às irmãs e aos irmãos de vida consagrada, dai coerência e transparência, para serem, nesta terra, sinal do amor e da ternura da Trindade. Olhai para os nossos diáconos, sejam eles imagens vivas do Cristo Servo.
Que os nossos padres e bispos, seguindo o exemplo de Cristo, Bom Pastor, cuidem, com carinho e amor, de todas as pessoas a eles confiadas.
Fazei, enfim, que todos os batizados sob o olhar carinhoso da Mãe Aparecida, a vocacionada do Pai, com renovado ardor missionário, avancem, sem medo, pelos caminhos da justiça e da solidariedade, a serviço da vida e da esperança na busca do Reino definitivo. Amém.

ORAÇÃO 6 (41° Dia Mundial de Orações pelas Vocações)

Filho de Deus, enviado pelo Pai para junto dos homens de todos os tempos e de todas as partes da terra!
Invocamos-vos por meio de Maria, vossa e nossa Mãe: fazei com que na Igreja não faltem vocações, em particular as de especial consagração ao vosso Reino.
Jesus, único Salvador do mundo!
Pedimos pelo nossos irmãos e pelas nossas irmãs que responderam "sim" ao vosso apelo ao sacerdócio, à vida consagrada e à missão.
Fazei com que as nossas existências se renovem no dia-a-dia, tornando-se Evangelho vivo.
Senhor misericordioso e santo, continuai a enviar novos trabalhadores para a messe do vosso Reino!
Ajudai aqueles que vós chamais para o vosso seguimento nestes nossos tempos: fazei com que, contemplando o vosso rosto, eles respondam com alegria à maravilhosa missão que lhes confiais para o bem do vosso Povo e de todos os homens.
Vós que sois Deus, viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, nos séculos dos séculos,
Amém.

Fontes de Pesquisa:
1) Serviço de Animação Vocacional (SAV) - http://qualasuavocacao.wordpress.com/celebracoes-vocacionais
2) www.secretariadovocacional.com.br
3) www.sacramentinos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário