quarta-feira, 4 de maio de 2011

As Pontificias Obras Missionárias – Brasil – IAM – Diocese de Osasco e principalmente aos Jovens Missionários do Brasil...


Moçambique
Diocese de Inhambane
Testemunho do Trabalho Missionário feito por Neidy e Cendy
Foi Jesus que nos deixou este mandato ao dizer: «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos...» (Mt 28,19).
Na verdade, é missão de todos os Discípulos tornarem-se missionários. Sabemos que discípulo significa seguidor, aquele que segue. Por isso Mateus coloca este envio nos últimos capítulos, ou seja, o envio é feito àqueles que seguiram Jesus, que agora devem ir a Evangelizar.
Nós os Jovens de Moçambique, Diocese de Inhambane, na África, sentimos este Discipulado e esta Missionaridade nas Jovens Neidy e Cendy.
Existem alguns sinais para que se possa notar que alguém é missionário:
- Abertura ao outro: Jesus não não especificou o país, o Estado, o grupo étnico ao qual os Enviados deviam ir. Disse, sim, a «todos os povos». As duas jovens missionárias conseguiram estar conosco com este espírito de abertura a todos os povos, querndo apender conosco e querendo deixar o seu testemunho conosco.
- Saber ter Jesus no centro da vida: «Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos». A missão é, antes de tudo, de Jesus. Se Ele não estiver conosco, em vão corremos de um lado para o outro. É preciso que estejamos com Ele. As nossas jovens missionárias mostraram por palavras e obras ter Jesus no coração, participando nos momentos de oração e de todos os exercícios espirituais que ajudassem a ter presente Jesus no meio de nós.
- Alegria: a missão não é imposição que viole a liberdade das pessoas. Jesus não nos obriga. Por isso, e, sobretudo, sendo portadores da Boa Nova, devemos ser alegres desse facto. As nossas jovens mostraram que existe alegria no ser missionário. Partilharam com cada um de nós a sua alegria.
- Partilhar o saber: faz parte da missão ensinar. É claro que hoje não se trata de encontrar pessoas vazia de conteúdo e começar a ensinar; quase todos nós temos noção de qualquer coisa sobre o Reino de Deus. Por isso, mais que ensinar, trata-se a partilhar o saber. As nossas duas jovens missionárias souberam partilhar este saber que tem por serem missionárias.
Diante deste dom, nós agradecemos: a partilha, a alegria, as dinâmicas, o material de formação, a amizade, o amor...
Acima de tudo: por meio delas, entendemos algo de novo sobre a missionariedade.

Enviado por: Pe. Domingos Francisco Mazive (Diretor do Centro Juvenil Moçambique)
domingosmazive@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário