segunda-feira, 30 de maio de 2011

Missão Continental - “A alegria de ser discípulo missionário!”

Ação Missionária

Ano 01/ Nº. 04 – Junho/ 2011


Missão Continental - “A alegria de ser discípulo missionário!”

A Missão Continental tem por objetivo movimentar todo o continente Latino-americano e Caribenho para um novo Pentecostes. É o despertar de toda Igreja para sua essência: a Missão (AG 2), com compromisso e empenho por uma vida mais digna em Cristo.

A proposta da Conferencia de Aparecida em 2007 era para que toda a Igreja, sob ação do Espírito Santo, se colocasse em atitude de conversão e de vivenciar um encontro pessoal com Cristo.

Na Missão Continental se quer viver uma espiritualidade que seja expressão do ser discípulo-missionário: a espiritualidade das bem-aventuranças encarnada, para comunicar com alegria a experiência de Deus, levando ao despertar da Missão Ad Gentes, com um significado bem mais amplo: aos povos que não conhecem ainda Cristo, mas também para aqueles que se distanciaram dele.

Toda esta movimentação quer fazer com que saíamos de uma Igreja voltada para dentro de si mesma e sua realidade, para sermos Igreja aberta, que seja “sal e luz”, para estar presente lá onde estão as pessoas que sofrem, as que estão afastadas, das que não tem mais nenhum encontro com Cristo na sua vida...

Algumas ações se fazem ver em todo o continente, mas toda ação deve começar em cada comunidade, cada paróquia... Ações que levem a despertar em cada batizado o desejo de testemunhar o Cristo e sua Boa Nova.

Este processo requer de cada um de nós que forma a Igreja formação, dedicação e disponibilidade; espírito aberto ao novo, para acolher que o Senhor nos coloca na frente.

É preciso que...

Cada um assuma a postura do Mestre Jesus

Que seus OLHOS tenham a capacidade de enxergar a presença de Deus em todas as pessoas, natureza, e nos acontecimentos da vida. (Mt 25, 31-46)

Que sua CABEÇA tenha fé no valor das pessoas e admiração pelos valores presentes em cada povo e cultura. (Jo 10, 14-16)

Que seus OUVIDOS tenham uma escuta atenta e respeitosa. Ouvir sobre tudo a Deus, fazendo funcionar mais nossos ouvidos do que nossa língua. (Jo 3,1-21; Lc 19,1-10)

Que sua BOCA tenha o sorriso da alegria e da esperança, da acolhida e do respeito, da estima e da admiração. (Lc 6,20-23)

Que seus BRAÇOS tenham a força para resistir ao mal e a agilidade para construir o Reino, a energia para carregar os fracos e pequenos e a doçura para amparar os perseguidos. (Mt 26,36-41)

Que suas MÃOS oferecem uma solidariedade concreta. (Lc 10,25-37)

Que seus PÉS indiquem a disponibilidade de cumprir a ordem de Deus a Abraão: “Sai da tua terra,...” (Gn 12, 1)

Que seu CORAÇÃO tenha paixão por Cristo e pelos pobres... (Lc 4,16-21; 1 Cor 11, 17-34)

Refletindo...

Estamos caminhando para tal objetivo?

O que é preciso ainda fazer?


Texto enviado pela Leka do Missão Jovem através de email, obrigada pela partilha, escrito pelo Pe Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário