quinta-feira, 5 de maio de 2011

Missa: Dia das mães

3º Domingo da Páscoa: Lucas 24,13-35
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG

Acolhida –

Ave Maria, mãe de todos nós.
Ave mães Marias que estão hoje entre nós.
Sejam todas muito bem-vindas a esta celebração dedicada exclusivamente a todas as mães.
Boa noite a todos nós, filhos, que tanto amamos e reconhecemos em nossas mães o espelho de bondade e de amor que elas nos transmitem.

Hoje iremos de novo iniciar nossa celebração com uma coroação especial. Nossas pequenas crianças receberão das mãos de suas mães as coroas. E, junto a elas, desejam oferecer a nossa mãe maior, Nossa Senhora este presente tão especial. Que ao receber a coroa das mãos de suas mães, as filhas possam também delas receber todo afeto, toda alegria e todo amor dessa missão tão extraordinária.

Mães e filhas, junto a Maria, celebram hoje a sua festa.
Vamos recebê-las com alegria cantando.

(Entram as crianças à frente. Depois às mães entram e entregam as suas filhas às coroas - uma mãe lê uma mensagem em nome de todas as outras a Nossa Senhora – todas cantam a música da coroação e coroando assim nossa senhora. Rezar uma ave Maria para todas as mães presentes, pelas ausentes e também pelas que agora se preparam para ser mãe).

- Nossa Senhora de Fátima

Nossa senhora de todos nós...
Nossa senhora que apareceu em todos os lugares
Nossa senhora que aparece a cada um de nós

Ave mãe, Maria.
Ave mãe, presença divina.
Ave mãe, cheia de Graça.
Guarda-nos no teu manto
Protege-nos com teu carinho
Ilumine-nos com tua luz

-Seja guia
Seja forte

Seja sempre a mãe

Que queremos para todos nós
Santa mãe de Deus

Santa mãe dos pequeninos
Mãe de Fátima, dos pastorzinhos.
Santa mãe das crianças Formiguenses
Recebam de nós, mães também, a coroa.

Um só povo...
Uma só devoção....
Consagramos nosso coração a vós
Tornando-nos sempre mais irmãos.
Unidos no terço
Unidos na fé,
Compartilhando a graça
De termos juntos
Uma Mulher de fé
Uma nossa senhora de Deus.
Amém.

Ato penitencial – Queridas crianças, agora é um momento de reflexão, momento de pedirmos perdão pelos muitos erros que cometemos.

E, em especial, vamos refletir sobre nossos atos errados diante daqueles que amamos ou que deveríamos amar mais intensamente, lembrando que hoje no evangelho Jesus nos dia que “Todo aquele que me ama e guarda meus ensinamentos, também será amado pelo Pai”.

Vamos pensar em quantas vezes aborrecemos nossas mães pedindo a elas aquilo que elas não têm condições nos dar.

Quantas vezes nos lembramos dela o ano todo para respondê-la mal, para agredi-la com palavras duras e cruéis, pra desobedecê-la e feri-la com nossos atos também?

Quantas vezes somos duros com nossas mães, quando elas não sabem nos ajudar numa lição mais difícil, ou porque ela não tem a cultura que desejávamos que ela tivesse e nem é tão nova quanto queríamos?

Quantas vezes temos vergonha de nossas mães, não entendemos que cada ruguinha impressa em seu rosto ,tem nome , em troca de um amor a nós oferecido?

Quantas vezes é mais fácil culpar nossas mães pelo nosso fracasso e acusá-la de omissão em sua missão que admitir nossos próprios erros?

E nós, mães? Quantos erros também..Será estamos criando filhos com limites , com educação ou estamos terceirizando a educação para a escola , para os avós ou para o mundo ? Que tipo de filhos estamos criando para essa geração? Tiranos ou exemplos de bons filhos?

Estamos realmente assumindo nosso papel de mãe, ou temos somente consciência de que nossa missão é colocá-los no mundo e Deus é quem cuide?

E os pais? Que papel estão exercendo junto das mães na criação dos filhos? Só pensam que trazendo o arroz e o feijão estão criando seus filhos, ou realmente estão juntos da mãe na educação, na imposição de regras e também dando o carinho e a dedicação necessária a todos os eles? Como diz o logotipo “ Não basta ser pai , tem que participar “

É, Senhor, temos muito o que refletir sobre nossa missão de mãe , nosso papel de filhos e as condições que estamos colocando os pais . Por isso peçamos perdão, porque somos bem intencionados a mudar, sabemos de nossos erros e pedimos que nos perdoe . Vamos cantar?

Leitura – Assim como a mamãe gosta de contar história pra gente à noite... eu convidei uma mãe também tão especial aqui da nossa celebração pra contar para todos nós o que Deus quer através de sua leitura hoje , então ela irá ler a historinha de hoje ao qual Deus nos confia uma missão especial .
Vamos ouvi-la com atenção e bem caladinhos?

Aclamação – Queridas crianças, é momento de ouvirmos Jesus nos falar, mas antes vamos todos ficar de pé e cantar com alegria saudando suas palavras.

Prece da comunidade

Hoje em especial vamos pedir a Deus, por todas as mães:

R: Senhor, olhai com carinho por nossas mães !

Pelas mães esquecidas , pelas mães sofridas , pelas mães doentes , pelas mães órfãs .

Pelas mães que não tem mais seus filhos... vítimas da violência, vítimas da morte.
Vamos rezar por todas as mães que se foram, mas que jamais serão esquecidas, estão adormecidas em Deus .

Vamos rezar pela mãe caridosa , pela mãe que espera ansiosa pela vinda do filho que nunca aparece , pela mãe solteira .

Rezar pelas mães separadas, pelas abandonadas , pelas mães tristes e desconsoladas .

Mães, que tem seus filhos presos, mães que não sorriem mais pela tristeza de viverem sós, abandonadas nos asilos, nas casas de saúde .

Mães também que não entenderam seu papel na vida dos filhos

Rezar pela nossa mãe
Ah , meu Deus !!! Como amamos nossas mães !!!

Rezar pelos filhos dessas mães, para que eles conheçam seu grande amor e jamais desviem do caminho.

Pedir , Senhor , enfim , por todas as mães , jovens , velhas , mães avós , mães dos padres e mães nossas de cada dia , pedimos por elas , para que o Senhor derrame sobre cada uma a sua graça e, possa consolar seus corações, com o grande amor que só o Senhor tem por cada uma delas , rezemos

Ofertório:

Hoje, querido Pai do céu... estamos diante do teu altar para oferecer a vida que é gerada em nossas mães.
Vida plena...Entrega total... (mãe grávida)
Vida que cresce aos poucos e é amada em grande proporção; (mãe e pai).
Vida gerada em 9 meses, mas que permanece para o infinito (mãe).
Vida em família, grande presente pra Deus,
Vida em partes pequenas e exemplos grandiosos (família e a mãe grávida)
Vida que hoje está ausente, mas que a partir dela tantos se fazem presentes (mãe lembrança).
Vida preparada, vida amada antes mesmo de chegar ao mundo, vida sonhada que na barriga já ouvia as canções de ninar,
Vida, presente de Deus em nós.
Por isso ofertamos junto ao pão e ao vinho, a nossa vida e a de nossas mães em especial . Peçamos ao Pai que nesta oferta Ele possa derramar ainda mais bênçãos sobre todas elas para que assim , lindas , fortalecidas e mais amadas possam continuar executando tão bem sua missão aqui entre nós .

Comunhão – Quer alegria maior que estar junto a quem amamos? Nós amamos nosso Deus , amamos nossas mães e podermos fazer essa experiência do amor com pessoas tão especiais .. vamos então ao encontro do Senhor cantando com alegria .

Ação de graças –

Mãe obrigada pelo teu ventre; O grande ninho de amor que me abrigou durante nove meses e gerou em mim a vida e me faz ser vida neste seu ventre.

Mãe obrigada por ontem, pelas noites de sono, pelas lágrimas derramadas, pelas lutas do dia-a-dia, pelos passos firmes, pelo amor incansável.

Mãe obrigada por hoje.

Pelo calor do teu amor que sempre me aquece nas horas mais cinzentas e frias.

Obrigada pelas tuas mãos singelas que aliviam a minha dor;

Obrigada pelo teu sorriso terno que me acalma nos momentos mais tristes;

Obrigada pelo teu olhar profundo que sempre me leva a Deus;

Obrigada pela tua presença amiga que me sustenta e me faz acreditar no amor

Obrigada pelo teu abraço que acolhe todo meu ser;

Obrigada mais ainda pelo teu coração que me acolherá por toda vida. para que continue sendo sempre ...minha

Mãe ontem, Mãe hoje, Mãe sempre!

Mãe que tem um pouco de Maria e muito de Deus

Obrigada, mãe Maria, por nos fazer amá-la tanto.

Nossa homenagem a todas vocês, mães, e a nossa mãe espelho,é uma eterna canção , hoje será através de uma canção do Padre Joãozinho . Vamos ouvi-la

( Mãe , você foi 9 meses de espera ...)

Mãe, voce foi nove meses de espera
já me amou sem saber como eu era
preparou o enxoval para mim.

Mãe, nem sentias o meu carinho,
mas eu bem lá dentro sozinho
já te amava e cantava assim

Vou nascer e vou cantar e vou viver,
vou sorrir e sorrindo vou te agradecer
vou dizer que tu és a minha flor,
e cantar com carinho,alegria e amor.

Mãe voce foi tanto tempo meus braços,
minhas pernas eu fui teu cansaço,
o teu colo era um berço pra mim

Mãe, escutavas apenas um choro.
Era o meu coração como coro
que te amava e cantava assim.

Vou crescer vou cantar e vou viver,
vou sorrir e sorrindo vou te agradecer
vou dizer que tu és a minha flor,
e cantar com carinho,alegria e amor.

Mãe, voce foi tanto tempo amiga,
me escutou e sorriu na fadiga,
quando a vida chorou para mim.


Mãe, eu cresci mas ainda sou filho,
"Te amo" e repito o estribilho
que a vida ensinou e é assim

Vou vencer vou cantar e vou viver,
vou sorrir e sorrindo vou te agradecer
vou dizer que tu és a minha flor,
e cantar com carinho,alegria e amor.

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/missa/layout.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário