(Expor, em frente da assembléia, uma imagem de Nossa Senhora com a frase: Maria missionária e bandeiras dos continentes. )
Animador: Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos a este nosso encontro Mariano. Que seja uma grande homenagem à nossa querida mãe do céu, a quem pedimos proteção para todos os missionários e missionárias que, em toda a nossa diocese, Brasil e nos cinco continentes, estão se doando a serviço da evangelização. Que este mesmo espírito de doação marque também a nossa vida e a vivência de nossas comunidades neste ano de 2011. Iniciemos nosso encontro acolhendo Maria cantando.
Canto mariano:
SENHORA DE TANTOS NOMES
Leitor 1: É impressionante como as pessoas, dirigindo-se a Maria com fé, confiança e muito carinho, chamam-na com os mais diversos nomes: Nossa Senhora de Belém, do Perpétuo Socorro, da Penha, da Luz, da Guia, da Conceição. Ela é a Mãe Rainha, a Mãe dos aflitos, dos doentes, dos pobres. Ela é a Mãe Aparecida, de Fátima, de Guadalupe, Auxiliadora, Mãe da Igreja...(deixar que o povo continue a ladainha).
Leitor 2: Estes e centenas de outros nomes exprimem a convicção de que Maria, nossa querida mãe, está sempre atenta e presente nas situações felizes e problemáticas em que se encontram seus filhos e filhas. Ela é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro porque não deixa ninguém sozinho nos momentos de necessidade. É Nossa Senhora da Luz porque nos ilumina quando estamos no fundo do poço,
Leitor 3: Maria de tantos nomes é tão importante que o povo gosta também de chamar suas filhas com o nome de Maria do Carmo, Maria de Fátima, Maria do Rosário, Maria das Graças, Maria de Lourdes, Maria Aparecida...
Animador: E quem, meus queridos amigos e amigas, não gostam e não espera encontrar, nos mais diversos e difíceis atalhos da vida, a mão de uma mãe para segurar e caminhar com mais segurança?
Canto: Maria de tantos nomes
Com: Maria, tu que és a grande missionária, a continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Os missionários que aqui estão querem agradecer a tua presença em suas vidas. Recebe, ó Mãe o nosso agradecimento, o nosso louvor.
Todos:
1-Ave Maria, tu que escutaste com fé a Palavra de Deus.
2- Ave Maria, tu que escutaste a voz de Deus e respondeste “eis-me!
3- Ave Maria, tu que escutaste no silencio a voz do Espírito Santo.
4- Ave Maria, tu que escutaste com humildade a teus pais.
5-Ave Maria, tu que escutaste a voz de Jesus comovida e atenciosa.
6-Ave Maria, tu que escuta, tu que escutas com atenção solicita toda a pessoa que te invoca.
7-Ave Maria, tu que escutas o sofrimento e o pranto da humanidade.
8- Ave Maria, tu que escutas as preces e as súplicas das pessoas simples e sofridas.
9- Ave Maria, tu que escutas também aos que não te invocam, mas necessitam de tua maternal proteção.
10- Ave Maria, tu que escutas a todos e sempre. Daí força aos missionários e missionárias que como discípulos assumem a missão de seu Filho. Amém
Canto: Refrão de um canto mariano
Com: Maria é a Rainha e protetora das famílias. Convidamos cada um pensar em suas famílias, nas famílias que já receberam a visita dos missionários. Pensemos Nas dificuldades, nas necessidades e nas alegrias de se ter uma família. (silêncio) Peça que Maria derrame as bênçãos e graças sobre todos os teus familiares. Peça com fé, pois quem pede á mãe, o filho atende
Canto:
Com: Descendo, na estrada da vida, rumo á modernidade, a família caiu nas mãos da TV, do individualismo e do consumismo... Silêncio....(entra o personagem de preto e derruba a família – vão entrando as palavras que estão em negrito)
A família foi derrubada pelo egoísmo,
Bateram-lhe com as cordas da superficialidade.
Amarraram-lhe com a descrença.
Acorrentaram-lhe com a ausência de Deus.
Esfaquearam-lhe com o divórcio.
Amordaçaram-lhe com a falta de diálogo.
Deixaram-lhe cega pelo ciúme.
Taparam seus ouvidos com a incapacidade de ouvir.
A família jaz por terra, semi morta. (silêncio)
Ao verem o estado da família, jogam-lhe, ainda, a falta de fé e de oração, a falta de compromisso, o desrespeito, a omissão e a infidelidade. Tiram-lhe todos os valores humanos e cristãos. Abandonando-a nas vias da modernidade. (silêncio)
Com: Passa por este caminho inúmeras pessoas, que olham, ficam admiradas, mas seguem adiante
Com: A família que hoje temos, certamente não é a família dos sonhos de Deus. Como família cristã, somos convidados a dialogar com os tempos e juntos descobrirmos caminhos que dignifiquem a pessoas, que construam famílias, que abram caminhos de vida e de Esperança. Invocando a bênção, do nosso Deus que é família, cantemos.
Canto: Abençoa, Senhor, as famílias amém...
Com: Ilumina, Senhor as nossas famílias. Protege, ó Mãe, Maria as famílias. Faça com que cada família seja o berço do amor e lugar primeiro de humanização e vivência dos valores.
Canto: Nossa senhora das milhões de luzes (Refrão)
(Entra alguém com uma vela e coloca nos pés de Maria)
Voz1- Sem a mãe a vida da gente é sempre um quarto escuro. O olho não vê o coração não sente está tudo perdido, sem mãe as flores murcham, as vertentes secam, e as estrelas se apagam em uma longa noite sem lua.
Voz2- Sem mãe a gente está mesmo perdido, não sabe onde é o começo e o fim do mundo. Sem mãe quem enxerga na escuridão? Sem mãe as noites ficam frias, o travesseiro é de pedra, a cama é estreita.
Voz3- Sem mãe a gente se perde na multidão. Na escuridão do mundo, das violências, da opressão, das chacinas, das guerras....sem mãe o mundo é uma escuridão eterna...
(lanternas focalizam Nossa Senhora).
Com: Aparecida, Mãe da Claridade, senhora dos jardins floridos, dos caminhos iluminados, das noites estreladas de nossa terra. Aparecida, Mãe da Claridade, das auroras alegres do mundo, das velas acesas, da luz que ilumina á vida, o mundo, ás famílias.
Voz1- Ilumina as trevas do desespero, da nossa humanidade que sofre a morte a violência e o medo. Ilumina os becos dos crimes. Ilumina com teu brilho as pessoas de boa vontade que procuram a luz.
Voz3- Aparecida, Mãe da Claridade, invade a vida das famílias com a tua luz regeneradora. Ilumina-se com a tua luz, ajuda-nos a ser no mundo sinal e expressão do amor misericordioso de Deus.
Com: Nossa Senhora de Belém, mãe da Claridade, o Senhor da Luz é contigo, roga pelas famílias, e livra-nos das celebridades falsas e das luzes do mundo, aproxima-nos da única luz, límpida viva e infinita, agora e em todas as horas.
Amém.
Canto: Nossa senhora dos milhões de luzes (Refrão)
Texto Bíblico: Lc 1, 39-45
Com. Maria missionária saiu de Nazaré, simplesmente para servir. Servia a Deus e serviria a sua parenta necessitada. Tinha tocado sua alma que veio para servir e não para ser servida, e ao instante deixou a Virgem o calor do lar. Optou pelo risco do caminho de Jesus.
1º-Momento - MARIA, CRIATURA EM TOTAL REFERÊNCIA A DEUS.
Com: A vida de Maria é toda compreendida e definida em referência a Deus Trindade. Ela é Filha do Pai e, como tal, se relaciona de modo especialíssimo com o Filho que se torna seu Filho, e com o E. Santo que possibilita a concepção de Jesus em seu seio.
Rezemos nas intenções que serão mencionadas antes de cada duas ave Maria- Pai Nosso...
2-Maria é consciente e responsavelmente disponível á palavra do anjo. Ela questionou: "Como se fará isso?" Que Maria nos conceda o Dom do discernimento para sabermos captar os sinais da vontade de Deus, na ação quotidiana. ( 2 Ave Maria)
4.Maria, colocou-se à disposição de Deus, entra em contato profundo com a humanidade. Que ela nos alcance a graça de envolver-nos diariamente no projeto de salvação. (2AV)
5.Maria é o caminho privilegiado para cariar uma humanidade á semelhança do Deus- Trindade. Peçamos-lhe a graça de tornar-nos sempre mais abertas aos outros. (AV).
2º.Momento: MARIA, MÃE QUE UNE OS FILHOS EM COMUNHÃO.
Aos pés da Cruz, na participação do mistério redentor, Jesus declara Maria, mãe de toda a humanidade e de cada pessoa, dizendo-lhe: " Mulher, eis o teu filho". Na pessoa do discípulo João, fomos entregues aos cuidados maternos de Maria. Com sua maternidade educativa, ela contribui par formar em cada um a imagem de seu filho Jesus. Rezemos pelas nossas comunidades. (em dois coros).
3º.Momento: MARIA, PRESENÇA MATERNA NAS NOSSAS COMUNIDADES.
" ...e João o discípulo amado, tomou-a consigo" Trazendo Maria para nossa casa nós a introduzimos no espaço da nossa comunidade, na nossa missão. Ela nos ensinará como entrar em interioridade com Jesus; como abrir-nos ao projeto do Pai; como deixa-nos plasmar pelo Espírito Santo. "Onde Maria está, o Espirito Santo se precipita. Peçamos esta graça para todos os missionários.. (rezemos a primeira parte juntas e a Segunda individualmente)
4º.Momento: MARIA A SETA QUE INDICA O CAMINHO DE JESUS.
Com: Na convivência diária, Jesus é o caminho. Maria é a seta indicando a direção. A presença do Espírito Santo nos torna, progressivamente, capazes de acolher-nos reciprocamente, de acolher a pessoa na sua diversidade. Peçamos esta graça, contemplando o rosto de Cristo com os olhos de Maria. (Rezemos em silêncio)
5º. Momento :MARIA, MODELO DE SERVIÇO À VIDA E Á ALEGRIA.
Com: Maria está presente na vida da Igreja e da humanidade. Ela como discípula missionária, deixou-se conduzir pelo Espírito Santo; manifestou sua presença materna em Pentecostes, ao nascer da Igreja como missionária. Maria é, hoje também, portadora do Espírito Santo. Maria está caminhando com a Igreja e impulsionando-a Missão.
Canto:
L2:Maria de Nazaré em sua casa, isto é, no espaço familiar e de confiança, viveu a experiência de um Deus forte (Gabriel) que queria contar com ela, para realizar Seus planos de aproximar-se da humanidade, como o maior gesto de amor. Maria aceita a Palavra de Deus e converte-se em discípula. Pela ação do Espírito Santo, a Palavra de Deus encarna-se (Lc 1,35) e Maria é a encarregada de levar a Palavra de Deus aos demais: é missionária.
Canto: Maria de Nazaré ( 1ª estrofe e refrão)
L3: Em virtude do Dom do Espírito, Maria, presente em Pentecostes com os apóstolos, chegou a ser modelo e imagem do povo que, ao receber a Palavra e o Espírito, converte-se em Igreja fecunda, mãe dos filhos de Deus e portadora de Cristo: missionária.
L1: Maria é a grande missionária, continuadora da Missão de Seu Filho e formadora de missionários. Ela, assim como deu à luz o Salvador do mundo, trouxe o Evangelho à toda a Humanidade. Desde então, são incontáveis as comunidades que encontraram nela a inspiração mais próxima para aprender como serem discípulos e missionários de Jesus.
Canto: cubra-nos com teu manto de amor...(passar o manto sobre as pessoas e entrega das medalhas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário