sexta-feira, 27 de maio de 2011

Missa: Jesus promete o Espírito Santo


6º Domingo da Páscoa: João 14,15-21
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG


Acolhida – Boa noite queridas crianças

Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos mto bem-vindos a esta celebração!

( Aqui está acontecendo um dialogo entre duas pessoas )

Comentarista - Crianças, vocês poderiam me ajudar aqui.!? Eu estou discutindo com a fulana uma coisa , mas ela parece que ela não escuta . É que eu e a fulana ganhamos um passarinho.. Vê só que lindo?!Eu, como gosto muito de passarinho pensei em soltá-lo lá na horta de casa.

Fulana - Olha só , gente! Ela ficou louca. Se ela soltar esse passarinho na horta da casa dela, o que vai acontecer com o passarinho que tanto gostamos de ganhar?

Comentarista – Você é boba demais, fulana ! Ele ficará livre e então poderemos brincar com ele, ora.

Fulana - Você é que é a boba, ________! Se você soltar o nosso passarinho , de estimação na horta , acontecerá o seguinte : ou ele irá embora pra bem longe voando , ou ele irá para barriga do seu gato.

Comentarista - Ai , não ! Ai voce me ofendeu ? Está dizendo que o meu gatinho lindo comerá o nosso passarinho ?

Fulana - Claro q sim! É ou não é ,crianças? Vou te ensinar uma coisa _______. Quando a gente gosta muito de uma coisa, mas gosta mesmo, é claro que a gente cuida dela. Se você deixar ela solta, ele vai embora e corremos o risco dela não mais voltar. É preciso guardar bem aquilo que temos para que gente o tenha sempre, entendeu ?

Comentarista - Mais ou menos....

Fulana - Por exemplo: Nós, hoje, estamos aqui na casa do senhor, não é mesmo?E por que estamos aqui?

Comentarista - Ora... porque amamos nosso Deus , não é crianças ?

Fulana - E quando a gente ama o nosso Deus, a gente não quer sempre estar perto Dele ?

Comentarista - Eu quero!

Fulana – Pois, é assim que Deus nos ensina . Quando a gente ama bem uma pessoa a gente guarda tudo que ela nos ensina. E se a gente ama a Jesus é porque estamos amando muito, tudo que foi dito através dele vindo do pai.

Comentarista - Ah! Então é preciso guardar as coisas que aprendemos de Deus com muito carinho... Assim como eu farei com esse passarinho.. Bem guardado e amado, ele jamais será esquecido e a gente ainda pode aproveitar pra ensinar para os outros também o valor do amor que devemos ter para com Deus.

Fulana – é isso , mesmo!. Agora todos de pé e vamos cantar com alegria saudando a Jesus neste seu dia.

Ato penitencial - ( desenhar lâminas para ilustrar as falas )

Hoje, Jesus nos fala palavras lindas que enche de amor toda a nossa vida, mas algumas delas também nos fazem parar e refletir se a gente só tem ouvido ,ou tem também procurado realizá-las ,aqui ,no nosso meio ...

Jesus disse para seus discípulos uma frase linda , e fala pra gente também que nos fará refletir :
_____ Deixo-vos a paz, a minha paz...

Se o filho de Deus nos ofereceu esta paz e,sendo todos nós de uma mesma família, por que será que a paz anda tão sumida? Hoje a maior procura no mundo chama-se paz (procura-se paz para viver)

Será que nós estamos promovendo a paz nas nossas famílias, ou temos criado situações de guerra e brigas, de tapas e mais tapas uns nos outros?

Que tipo de filho sou eu , diante de meus pais?

Sou o tipo bonzinho na frente e que apronta todas pelas costas? Fazendo-me sempre de inocente , mas pelas costas sou o contrário?mentindo e traindo a confiança deles ?

Ou será que crio situações de conflito na minha escola, com meus amigos, insitando a fofoca, falando mal de todos, criticando e apelidado as pessoas do que elas não gostam e tornando a vida delas um inferno?

Quantas vezes eu faço uma pessoa feliz por dia? E quantas vezes eu faço uma pessoa infeliz por dia? Será que estou tendo um saldo positivo de paz ou um saldo negativo de paz?

Por todas ,às vezes , em que ouvimos a voz de Deus pedindo paz , mas não procuramos promovê-la no nosso meio , peçamos perdão ao senhor cantando .

Leitura – Vamos agora, bem caladinhos, ouvir a nossa leitura . Ela nos fala que quem é verdadeiramente discípulo de Jesus não impõe aos outros, dificuldades para o seguimento do mestre, mas ensina o amor de Deus na liberdade. Ouçamos com atenção!

Aclamação ao Evangelho – Jesus hoje crianças nos traz uma mensagem muito séria. Ele nos diz que “se alguém o ama, guardará a sua palavra e o pai do Céu o amará”. Então ,com essa notícia, vamos todos de pé, respondê-la mostrando o quanto o amamos , cantando.

Ofertório – Sabem, crianças, eu pedi para o palhacinho do teatrinho, a caixinha de presente.

Eu pensei que a gente poderia estar guardando nela todos os nossos presentes para nosso Deus hoje, já que Ele mesmo nos disse que: Quem o ama, guarda a sua palavra.Vamos ver o que mais a gente pode guardar de bom para nosso Deus? Eu vou levantando as plaquinhas e as coisas que vocês acharem que eu posso guardar como presente para ofertar ao nosso Deus, eu guardarei.

(levantar as plaquinhas e deixar que as crianças escolham o que querem oferecer-colocar palavras boas e ruins, deixa-las discernir : amor , bondade, maldade , mentira etc.)

Agora, crianças ,que a gente já tem uma caixa cheia de coisas boas guardadas para nosso Deus , vamos oferecer tudo isso junto ao pão e ao vinho, na certeza de que, Ele nos ama sem limites e nós também o amamos através dos presentes que ,hoje ,estamos presentando-o . Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – A eucaristia é o grande gesto e de entrega de Jesus, que nos ensina a ser solidários e fraternos. É o pão repartido que nos dá força e coragem para caminhar. Vamos receber esse alimento sagrado, cantando com alegria.

Ação de graças – Agora, em silencio crianças , vamos agradecer ao senhor pelo grande presente que ele nos oferece hoje : A sua paz .

Pegue na mão do seu coleguinha ao lado e deseje a ele a mesma paz de Jesus dizendo:

___ Meu irmãozinho (ou irmãzinha ), eu te ofereço a paz de Cristo , que você possa levá-la a todos que necessitam e que ela possa, ser sempre sua companheira e de sua família. Amém .

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/missa/layout.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário